Como é e como está sendo cursar artes

18.1.18



Photo by Kelly Sikkema - Unsplash

Depois de muito tempo sem postar no blog voltei para ajudar os colegas que talvez estejam passando pela mesma tensão que passei na hora de escolher o que iria cursar na faculdade.
O ano de 2017 foi realmente incrível e consegui alcançar minha meta que era a de ingressar numa universidade. Mas a melhor parte foi a escolha do curso, eu estava entre Publicidade, Design e Artes. As duas primeiras opções eram por eu já ter feito curso técnico na área da comunicação, no entanto, quis seguir meu coração e fui tentar Artes Visuais.

Demorei alguns anos pra descobrir o que eu realmente queria fazer depois que saísse do ensino médio, não tive pressa e resolvi fazer outros cursos nesse tempo para me descobrir. Tive a chance de fazer um curso de design gráfico que gostei bastante, mas vi tanta coisa nesse curso que graduação ficou fora dos meus planos. Foi aí que pesquisei mais sobre o curso de artes visuais que liga múltiplas artes, incluindo o design e me lancei com tudo!


Sobre o curso:

A graduação em Artes Visuais é um curso de licenciatura, isso quer dizer que estou sendo preparada para dar aulas, ser professora. Na grade curricular são incluídas disciplinas na área da psicologia e pedagogia. Porém você também pode trabalhar em museus, galerias, ateliers, como freelancer e por aí vai, não somente dando aula.


Expectativa x Realidade

Antes de entrar no curso eu tinha diversas expectativas, uma delas é que iria aprender a desenhar como se estivesse em uma oficina. Também tive um certo medo de estar indo para o curso errado, pois faço desenhos mais estilizado e não realistas, no caso eu achava que deveria escolher o curso de design. Por o curso ser de licenciatura eu ficava com o pé atrás de não ter o foco tanto na área artística que era/é o meu objetivo. Além de várias outras, mas falarei apenas destas que era a minha dúvida maior.

Assim que entrei no curso tive contato com professores que tinham diversos estilos de produção e isso já foi muito bom de ver. Não precisa saber só realismo para entrar no curso de artes, porém as aulas de desenho tem como sua base o realismo e isso é ótimo, já que é uma das minhas grandes dificuldades. As aulas práticas são sempre um passo a passo, mas isso varia de professor para professor.
Ainda estou no segundo período, porém já notei que o fato de ser licenciatura não interfere no meu foco que é seguir na área da ilustração, só agrega mais conhecimento e ideias.

Nem tudo são flores, né mores? O curso de artes também requer um pouquinho de dinheiro, tem disciplina que requer mais materiais, e cá entre nós, materiais de artes são bem carinhos. Mas quem não ama comprar materiais novinhos?! 🎔

No final de tudo, o curso é maravilhoso demais! Ele é um curso que dá bastante conhecimento e te faz questionar, te dá liberdade pra ser quem você é.
_

Eu tive muitas dúvidas na hora de escolher o curso por ser da área do design e gostar de desenho. Mas a dica que eu posso dar é: Se joga!
Nós nunca saberemos do que gostamos se não experimentarmos e, estudar é bom pra vida toda! Aproveite, estude, experimente!

Por estar no início do curso eu não pude falar muito (e creio que acabei me perdendo no texto), mas que se o post servisse de ajuda para alguém eu já ficaria muito feliz. No entanto, qualquer dúvida pode deixar nos comentários ou manda um e-mail que irei responder

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Gostou? Deixe seu comentário e ajude a melhorar o blog *-*

© Dark Sky | Blog
Theme by Maira Gall